Atividades pedagógicas _
TEXTOS E ATIVIDADES COM RIMAS
As rimas são cheias de ritmo, sensibilidade e musicalidade, são perfeitas para
apresentar o mundo da leitura as criança, na alfabetização, facilitando o
aprendizado, fazendo com que o exercício de ler e escrever se torne mais
prazeroso.
1) Texto para leitura:
"de Vista – Pedro Bandeira"
Eu sou pequeno, me dizem,
e eu fico muito zangado.
Tenho de olhar todo mundo
com o queixo levantado.
Mas, se formiga falasse
e me visse lá do chão,
ia dizer, com certeza:
— Minha nossa, que grandão!
Veja as sugestões para utilizar a rima no cotidiano escolar:
NOME PRÓPRIO
No período da alfabetização, as atividades com o nome próprio permitem que as
crianças se conheçam mais, além de conhecer seus amigos. O professor pode abrir
uma roda onde cada aluno fale seu nome, quem o escolheu, o motivo da escolha, se
tem algum significado importante e muito mais.
O professor pode usar lista, um tipo textual para escrever os nomes dos
integrantes da turma, pode solicitar que recortem as letras que compõe os nomes
de cada um em revistas e jornais. Podem ser usadas fichas, crachás e outras
formas de identificação conforme a imaginação do professor.
A chamadinha também é uma ótima opção para trabalhar de forma lúdica o nome de
cada integrante da turma. Há ainda o caça-letras ou caça-nomes, o ditado de
nomes, bingo de nomes e a tradicional dança das cadeiras em que a criança deve
sentar na cadeira que tem o seu nome.
Há muitas maneiras lúdicas de trabalhar o nome próprio que valorizam a
identidade da criança, cabe ao professor planejar com criatividade e a aula será
muito prazerosa para a criança.
JOGO DA MEMÓRIA
O jogo da memória é uma brincadeira e é ideal para ser usado no ambiente escolar.
Esse jogo estimula a concentração e o raciocínio, ajuda a criança a entender que
há vitórias e derrotas e contribui para a percepção de detalhes. O jogo é
clássico e todo mundo já brincou uma vez na vida. Funciona da seguinte forma:
espalhe pela mesa figuras repetidas de animais, frutas ou qualquer objeto. A
partir daí, cada estudante deve tirar duas gravuras e encontrar o par. O modelo
da cartela abaixo (que deve ser impressa duas vezes) trabalha as sílabas
simples, e é um jogo que pode evoluir de acordo com a faixa etária das crianças.
AUTODITADO
As atividades de autoditado consistem em exercitar o conhecimento do aluno para
reconhecer o nome de determinado objeto, figura, local, etc. Este tipo de
atividade é muito importante para o desenvolvimento das crianças, pois colabora
para a alfabetização, amplia o repertório dos alunos e para o desenvolvimento da
linguagem oral e escrita. O professor pode imprimir figuras, como esse exemplo
que temos aqui abaixo, ou deixar que as próprias crianças recortem de revistas e
jornais e façam sua própria lista.